Capacitação dos colaboradores é diferencial no atendimento às famílias enlutadas
Na Ofebas, equipes am por treinamentos contínuos para garantir o acolhimento a quem perdeu um ente querido
Quando uma pessoa termina um atendimento ou serviço com uma boa sensação e/ou vivência, muitas vezes há um bom treinamento e incentivo por trás. Ao menos na Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) é assim. Ao longo do tempo, a organização foi capacitando os colaboradores das mais diversas áreas garantindo, assim, um diferencial às famílias enlutadas e contribuindo com o bem-estar da equipe.
“Mais do que cumprir procedimentos, o nosso papel é acolher. E isso exige sensibilidade, escuta ativa e preparação constante. Investimos em formação contínua porque entendemos que cada colaborador bem preparado é capaz de oferecer um e real às famílias enlutadas, ajudando a tornar um momento de dor um pouco menos difícil. Acreditamos que este cuidado no atendimento faz toda a diferença - e é isso que procuramos garantir todos os dias”, explica a gerente geral, Patrícia Peixoto.
O designer gráfico Douglas da Silva Araújo ou recentemente pela unidade Zona Norte para a despedida da sogra e observou o detalhe no atendimento. “Desde o início fomos tratados com educação e respeito, visando o momento que a família estava ando. Outro ponto que fez a diferença foi o ambiente limpo, organizado, funcionários sempre educados e o atendimento no salão impecável. Durante a cerimônia eles atenderam com carinho e dedicação também. Minha sogra teve uma despedida digna de honra”, reflete.
Se para quem recebe o acolhimento, o amparo feito na medida correta influencia em como o luto é vivenciado, para os que ofertam tal conforto, a diferença também impacta - e até mesmo fora do ambiente de trabalho.
‘Me sinto valorizada’
Há dois anos na entidade, a anfitriã Cristina Azevedo já participou de algumas formações, como a de cerimonialista e agente de acolhimento. “Os treinamentos são ótimos, porque são realmente focados no setor do luto. Inclusive participei do último, que abordou sobre a jornada do enlutado. Esses cursos servem para nos orientar a um atendimento mais personalizado para cada família enlutada, a depender do ente querido que a aquela família perdeu, sua religião etc. Recebemos s das famílias, agradecendo pelo atendimento, pelo cuidado, o que nos indica que estamos no caminho certo. Como profissional, me sinto valorizada, pois a Ofebas tem o compromisso de cuidar de quem cuida, de dar todo o amparo para o colaborador”, comenta.
O agente funerário Francisco Júnior compartilha da opinião da colega e complementa: “Os treinamentos fazem a diferença, ajudam a aprimorar o nosso trabalho. Acompanham a evolução do setor, pois no segmento do luto cada caso é um caso, cada família é uma situação diferente, e você precisa ter as palavras certas nesse momento delicado. Para nós, agentes funerários, é mais uma oportunidade para nos desenvolvermos. Me sinto importante, valorizado”. Desempenhando a função há mais de 10 anos na Ofebas, o profissional já participou de cursos como o de cerimonial de luto, ornamentação e tanatopraxia.
Para além dos serviços funerários
Entre os treinamentos que a entidade proporciona estão o cerimonial de luto, agente de acolhimento, Libras, participações em eventos, congressos e workshops do setor funerário etc. Na iniciativa mais recente, houve a formação sobre o tema “Jornada do Enlutado”, também voltado para quem atua diretamente no atendimento às famílias, como agentes funerários, anfitriãs e equipes da limpeza.
Ainda visando o acolhimento e escuta de quem proporciona o serviço às famílias, a Ofebas oferece também o programa de saúde mental Cuidando de Quem Cuida, desempenhado pelo setor de psicologia e voltado a colaboradores que atuam na linha de frente.
Outras ações também são desenvolvidas, como o projeto Mães Atípicas, que nasceu dentro da empresa para acolher colaboradoras que são mães e avós de filhos atípicos.
Ações sociais também são contínuas
A Ofebas é uma organização sem fins lucrativos que realiza uma série de ações sociais. Neste mês, está com duas campanhas em vigor. Umas delas é a campanha do AUgasalho, que visa arrecadar ração, roupinhas, cobertores, caminhas e jornais para cães e gatos em situação de vulnerabilidade. As doações podem ser entregues em qualquer unidade da Ofebas e serão destinadas à Associação Anjos e Protetores de Sorocaba.
Outra iniciativa visa arrecadar água de coco para as crianças em tratamento contra o câncer no GPACI. A Ofebas está disponibilizando, até o dia 31 de maio, 50% de desconto na adesão dos planos de assistência Pró 10 ou Pró 10+, mediante a doação de uma caixa com 24 unidades de 200 ml de água de coco. A contribuição pode ser feita com a entrega do produto ou por meio da doação do valor de R$ 60, que será destinado à compra da bebida.
Mais informações pelo telefone (15) 3331-7010, whatsapp (15) 99849-2146 ou pelas redes sociais @ofebassocial.