Mostra fotográfica expõe Holocausto
O espaço Unibes Cultural, na capital paulista, apresenta mostra de fotografias de 31 sobreviventes do Holocausto que vivem no Brasil. Com expressões serenas, a mostra busca ressignificar a imagem desses sobreviventes, refletindo a dignidade, a singularidade e a presença dessas pessoas que foram vítimas de muitas violências.
“São todos sobreviventes do Holocausto e que aram por diferentes dificuldades na condição de refugiados ou fugindo do regime nazista”, disse Jacob Bosch Contreras, fotógrafo e co-curador da mostra. “Eles enfrentaram diferentes tipos de violência, desde a privação da sua liberdade ao trabalho em campos nazistas, humilhação pública, prisão, fome e, com certeza, muito abuso psicológico. E isso pesa ainda mais pois muitos deles eram crianças pequenas quando tudo ocorreu”, explica Bosh.
Biografias
E é nesta linha do tempo que vão surgindo as fotografias de algumas das pessoas que sobreviveram às violências praticadas pelo nazismo e que atualmente vivem no Brasil. Ao lado de cada uma dessas fotografias, há um pequeno resumo sobre a história e a biografia de cada um dos retratados. A curadoria é de Maria Luiz Tucci Carneiro, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).
Uma das histórias apresentadas na mostra é a da holandesa Liselotte Barochel, que tinha apenas 2 anos de idade quando seu país foi ocupado pelas forças alemãs. Ela conta que seu pai era um jornalista alinhado ao socialismo, e foi denunciado, detido pela Gestapo e morto em Auschwitz em 1944.
“Os retratos serenos e com sorrisos autênticos vêm do profundo da alma de cada um deles. São pessoas que aram inúmeras injustiças, mas que, mesmo assim, decidiram virar o jogo e usar o ruim que aram como uma plataforma para criar um caráter profundo e resiliente. O que emana dos olhos deles é amor, amor pela vida”, disse Contreras.
A mostra, gratuita, fica em cartaz até o dia 29 de junho. O espaço Unibes Cultural está localizado na rua Oscar Freire, 2.500. (Da Redação, com Agência Brasil)