Futsal
Campeão pela 12ª vez
Guarany supera o Manchester por 3 a 2 e volta a conquistar o título do Cruzeirão

A Arena Sorocaba foi palco do 12º título do Guarany pelo Cruzeirão — maior torneio aberto de futsal amador do País — na categoria principal. No domingo (18), a equipe superou o tricampeão, até então, Manchester Paulista, por 3 a 2. Os gols foram marcados por Luiz (2) e Gustavo, enquanto Macabeu balançou as redes duas vezes para o MP.
“Sabíamos que ia ser difícil, porque tem equipe de qualidade do outro lado, mas trabalhamos, batalhamos e deu certo”, comenta Gabriel, técnico do Guarany. “Parabéns aos atletas porque tivemos uma maratona de jogos [mencionando a Liga Nacional, competição que os atletas do São José, que representaram o bugre sorocabano, também disputam]. Eles jogaram na garra, na raça. É uma sensação única, muito boa. Estou feliz demais pelo título”, complementa.
O treinador Gabriel lembra que, para chegar ao título, o Guarany teve de vencer todos os jogos. Foram cinco partidas no total, com 52 gols marcados e apenas três sofridos.
O bom retrospecto, não só do bugre sorocabano, mas também do Manchester — cinco vitórias em cinco jogos e 29 gols marcados — era a certeza de um jogo parelho para o supervisor de competições do MP, Roni Zinkoski. “A gente estava defendendo o tetracampeonato e perdemos para uma grande equipe. Na verdade, sabíamos que esse dia ia chegar, mas estávamos tentando adiar ao máximo e faz parte”, diz. “O projeto está de parabéns, foi muito bem feito, planejado e executado. A gente perdeu para uma grande equipe que também merecia. Agora é continuar trabalhando porque ano que vem tem mais.”
Mais troféus
Além da taça e do título maior de campeão, o Guarany foi premiado em mais duas categorias: a de artilharia e melhor defesa. Gabriel Soares Mota marcou 12 gols ao longo da competição. “Estou feliz pelos gols, mas o conjunto que a gente apresentou foi muito melhor”, afirma.
Com apenas cinco gols sofridos, o goleiro David levou o outro troféu. Já o fair play quem levou foi o Panorama Alumínio, pois terminou com apenas um cartão amarelo.
O jogo
O jogo começou com domínio do Guarany. Porém, o Manchester Paulista explorava os contra-ataques e, assim, abriu o placar com Macabeu. O empate, no entanto, veio ainda no primeiro tempo com Luiz.
Na segunda etapa, restando oito minutos para o fim, o Guarani aproveitou uma roubada de bola e o gol da virada saiu com Gustavo, após a bola desviar em um jogador do MP e enganar o goleiro.
Cinco minutos depois, também em retomada de bola, no meio da quadra e, com o gol livre, Luiz fez o terceiro do Guarany. Restando poucos segundos, Macabeu, jogando de goleiro-linha, diminuiu. Fim de jogo para Manchester Paulista 2 x 3 Guarany.
Torcida presente
Um bom número de torcedores se fez presente na Arena Sorocaba na manhã de domingo. A Fúria Azul da Zona Sul, por exemplo, que costuma apoiar o Jardim dos Estados na Taça Cidade de Sorocaba, fez barulho o jogo todo. Do lado do Manchester, veio gente até de Salto.
66ª edição
A 66ª dição do Cruzeirão contou com a participação de 130 clubes, sendo 76 na categoria principal, 26 na veterano, 13 na master, nove na feminino e seis na superveterano. A competição é organizada pela Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav) de Sorocaba, com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Cruzeiro do Sul.
JOGOS DO GUARANY
Guarany 16 x 1 Jardim Planalto
Guarany 17 x 1 Morro
Guarany 11 x 0 Pirapora Futsal
Guarany 6 x 0 Olympico Itu Futsal
Guarany 2 x 1 Independente Sorocaba
Guarany 3 x 2 Manchester Paulista
OS TÍTULOS
1985
1986
1992
1993
1994
1997
1999
2008
2011
2016
2018
2025
OS CAMPEÕES DE 2025
Guarany - categoria principal
Casi Itapetininga - feminino
Sipatomonstro - superveterano
Orteca Contabilidade - veterano
Bluval/Buteco do Lele - master
Galeria
Confira a galeria de fotos