Tim-tim por tim-tim
Conselheiros reprovam as contas e o planejamento do São Bento
As análises são referente a contabilidade do ano ado e o planejamento previsto para 2025

** matéria atualizada às 17h46
Os sócios que fazem parte do Conselho Deliberativo do Esporte Clube São Bento não aprovaram as contas referentes ao ano ado, bem como o planejamento para 2025. A análise foi feita, na noite desta quinta-feira (15), em reunião no CT Humberto Reale. Já na tarde de hoje (16), a diretoria executiva emitiu uma nota alegando surpresa com a reprovação.
“Com base nos pareceres enviados pelo Conselho Fiscal desta casa, auditoria independente e, sobretudo, em respeito ao estatuto que nos rege, informamos que a decisão foi tomada pela reprovação de ambos [prestação de contas e orçamento]”, cita trecho de nota enviada pelo Conselho à imprensa. “A diretoria executiva já foi comunicada sobre a decisão.”
O documento não detalha os motivos pelos quais as contas e o planejamento foram reprovados. O Cruzeiro do Sul, no entanto, apurou que os sócios pedem que a prestação de contas seja explicada melhor, assim como o planejamento, que é visto como ruim.
Perante à reprovação das contas e do planejamento, a consequência maior é o impeachment da diretoria atual, que tem o empresário Almir Laurindo como presidente. A medida só pode ser solicitada por um sócio após um protocolo enviado ao Conselho que ará, então, a analisar e dar o prosseguimento de acordo com o que prevê o estatuto.
Diretoria alega surpresa
A diretoria executiva, por parte do presidente Almir Laurindo, alega ter recebido com surpresa a reprovação das contas. Justifica que “nesses quatro anos estamos com saldo positivo, especialmente diante da ausência de fundamentação clara quanto aos motivos da decisão [reprovação]”.
A diretoria executiva acrescenta que pretende encaminhar um ofício ao Conselho Deliberativo solicitando esclarecimentos formais sobre os pontos que motivaram a reprovação. Caso constatadas eventuais inconsistências, a diretoria se compromete a realizar os ajustes necessários, alegando transparência e responsabilidade.
“Reiteramos que a atual gestão está integralmente focada na preparação e disputa da Copa Paulista, além de empenhada em honrar rigorosamente seus compromissos financeiros — inclusive os provenientes de gestões anteriores — com seriedade e compromisso institucional”, finaliza a nota.