Avanço
Ibama libera pesquisa de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) autorizou na segunda-feira (19) a Petrobras a avançar no seu plano de estudos de impacto ambiental para a realização de pesquisas na Bacia da Foz do Amazonas. A decisão é um avanço para a prospecção de petróleo naquela área, mas não representa ainda uma licença formal para exploração na região, ressaltou o Ibama.
A demora do Ibama em autorizar a exploração de petróleo na Margem Equatorial tem sido alvo frequente de queixas dentro do governo. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva já chegou a reclamar de “lenga-lenga” no órgão, que é vinculado ao Ministério de Meio Ambiente.
A aprovação do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF) para a atividade de pesquisa marítima em um bloco da Bacia da Foz do Amazonas, no Amapá, segundo o Ibama, significa que o conceito do programa proposto pela estatal “atendeu a quesitos técnicos”. Agora, a Petrobras poderá realizar vistorias e simulações de resgates de animais na região em caso de vazamento de óleo.
De acordo com o instituto, as simulações que serão feitas a partir de agora servirão para avaliar, “na prática”, se o Plano de Emergência Individual da Petrobras é efetivo no caso de acidente com derramamento de óleo no mar. (Estadão Conteúdo)