Frente fria baixa temperatura nas regiões Sul e Sudeste
Expectativa é de 3º a 5ºC negativos em áreas dos Estados de SC e RS
A chegada de uma frente fria entre terça (27) e quarta-feira (28) deve causar queda na temperatura nos Estados da região Sul e também em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com previsão de atingir ainda as regiões Norte e Sudeste.
Segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ar frio intenso pode favorecer a ocorrência de neve em áreas das serras gaúcha e catarinense na quinta-feira (29).
A expectativa é de temperaturas mínimas em torno dos 3ºC a 5ºC negativos em áreas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a partir da terça-feira, quando aumentará também a condição para geada, que pode atingir também áreas do sul do Mato Grosso do Sul.
O instituto informou ainda que a massa de ar frio pode chegar a Rondônia, Acre e ao sul/sudoeste do Amazonas. Um anticiclone presente na retaguarda da frente fria poderá empurrar o frio para latitudes mais baixas. Essa ação deve gerar frio mais intenso.
Além disso, ainda na quinta-feira, há previsão de quedas nas temperaturas no Estado São Paulo e do sul do Rio de Janeiro.
Faltando menos de um mês para o inverno, que tem início em 20 de junho, esta deverá ser a primeira onda de frio deste ano, com possibilidade de ser bastante acentuada não somente no sul do País, mas em grande parte do Sudeste.
“O grande diferencial desta massa de ar frio é que ela deve ter características continentais. Isso quer dizer que o ar de origem polar vai se deslocar pelo interior da América do Sul e não sobre o oceano”, informou a Climatempo.
“Essas projeções são iniciais e ainda vão sofrer vários ajustes de rota na próxima semana, considerando as condições reais do tempo que estarão sendo observadas sobre o Brasil e sobre a América do Sul‘, reforça a empresa de meteorologia. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)