Buscar no Cruzeiro

Buscar

Contenção

Gripe aviária embarga venda de frango para China e UE

Caso foi detectado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul

16 de Maio de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ministério da Agricultura tomou medidas de contenção
Ministério da Agricultura tomou medidas de contenção (Crédito: JONAS OLIVEIRA / ANPR )

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou que foi detectado, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, um caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais. É o primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Por questões contratuais, a exportação de aves para a China é suspensa quando há ocorrências desse tipo, informou o ministério. As exportações para países da União Europeia também foram suspensas.

Em nota, o Mapa informou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. Segundo a pasta, já foram adotadas as medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência. A medida permite, além do combate ao foco específico, a manutenção da capacidade produtiva do setor, de forma a garantir o abastecimento e a segurança alimentar da população.

“O protocolo com a China restringe a exportação de frango de todo País em caso de gripe aviária. A partir de hoje (ontem), por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevista à TV Centro América.

A China é o principal destino do frango brasileiro. O Brasil vinha negociando a regionalização do protocolo de gripe aviária com a China, ou seja, que os embargos sejam s à área ou ao município com caso detectado, mas ainda não foi concluída.

Fávaro ressaltou que o Brasil comercializa frango para cerca de 200 países. Ele lembrou que, desde a identificação em maio de 2023 em animais silvestres, o Brasil vem buscando rever os protocolos sanitários com países parceiros. Contêineres que estão em trânsito de exportação não têm o fluxo afetado, disse o ministro.

Quanto ao mercado interno, Fávaro, afirmou que o caso de gripe aviária deve resultar em “excesso” de ovos no mercado brasileiro, além de provocar uma possível queda nos preços. “Com certeza, em termos de carne de frango, teremos uma oferta mais abundante do Brasil que pode pressionar os preços um pouco para baixo.”

Países

As exportações brasileiras de carne de frango também estão suspensas para a União Europeia, além da China, confirmou Fávaro mais tarde, no dia de ontem (16). A suspensão automática e da forma de autoembargo está prevista no protocolo de exportação de frango acordado entre o Brasil e o bloco europeu.

Já Reino Unido, Argentina, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita vão restringir a compra de carne de frango brasileiro apenas do Rio Grande do Sul e, posteriormente, somente ao município, segundo Fávaro.

Esses países já possuem protocolos de regionalização acordados com o Brasil. A expectativa do ministério é de que outros países flexibilizem o protocolo de regionalização de gripe aviária, restringindo os embargos à área do foco detectado, mesmo com as ações em curso. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)