Mais países suspendem compra de frango do Brasil

Ministério da Agricultura tenta regionalizar restrições de exportação

Por Cruzeiro do Sul

Vistoria em veículos é feita no entorno de Montenegro-RS

Filipinas e Jordânia também suspenderam as importações de carne de aves de todo o Brasil, informou o Ministério da Agricultura. Ao todo, as exportações de carne de frango de todo o território brasileiro estão suspensas para 21 destinos, segundo levantamento mais recente. Estão pausados temporariamente os embarques de produtos avícolas brasileiros principalmente para China, União Europeia, México, Chile, África do Sul, União EuroAsiática (Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão), Peru, Canadá, Argentina, e agora também Filipinas e Jordânia.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse na terça-feira (20) que vê indícios de que a China possa regionalizar as restrições de comércio de carne de frango com o Brasil. A detecção da gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, no dia 15, levou o país asiático a suspender a compra da carne de frango de todas as regiões do Brasil.

Fávaro ressaltou, no entanto, que “ainda é muito cedo” para saber se a China irá regionalizar as restrições, ou seja, deixar de comprar carne de frango apenas da região próxima ao local do foco da gripe aviária confirmado.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que deu negativo o resultado do teste para influenza aviária feito em um trabalhador da granja de Montenegro. O trabalhador apresentava sintomas de gripe.

O monitoramento de pessoas com sintomas gripais vem sendo conduzido pela Secretaria Estadual da Saúde desde a confirmação dos casos em aves da granja de Montenegro e do Zoológico de Sapucaia do Sul, onde aves silvestres apresentaram sintomas de gripe aviária. A Justiça deu prazo de 48 horas para que o Estado do Rio Grande do Sul informe se tem conhecimento da morte de cerca de 90 aves no zoo. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)