Alistamento Militar em Itu

Por Cruzeiro do Sul

.

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2025 têm até o dia 30 de junho para realizar o Alistamento Militar. O processo pode ser feito online pelo site alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta de Serviço Militar, localizada na rua Marechal Deodoro, 767, centro, Itu. Após o prazo, os jovens poderão ser multados e terão que se alistar no ano seguinte. Para outras informações, entre em contato com a Junta de Serviço Militar pelo WhatsApp (11) 4850-8126 ou pelo e-mail jsm080itu@itu.sp.gov.br.

 

“Não se cale”

Capão Bonito deu início, no dia 30 de abril, às visitas técnicas de orientação e fiscalização do Protocolo “Não se Cale”, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada ao combate à violência contra a mulher em locais de lazer e entretenimento. A ação foi realizada pela equipe de campo do Grupo de Trabalho (GT) do protocolo, composta por membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Capão Bonito (CMDMCB) e representantes de órgãos parceiros.

Fiscalização

O cronograma do “Não se Cale” prevê visitas a bares, baladas, restaurantes, casas de shows e outros espaços de entretenimento, com o objetivo de garantir que estejam preparados para identificar e auxiliar mulheres em situação de risco. As inscrições para o curso de capacitação online e gratuito estão abertas, e o e pode ser solicitado diretamente na Secretaria Executiva dos Conselhos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), pelo telefone (15) 3542-2955, com Jéssica Venoni.

Emendas

O vereador Ítalo Moreira (União) protocolou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 com foco na superação de gargalos urbanos, melhoria da gestão pública e planejamento de longo prazo. Entre as propostas estão a implantação da avenida do Contorno, novo o ao Aeroporto de Sorocaba, interligações viárias, criação de um Distrito Industrial para pequenas empresas, expansão do videomonitoramento urbano e novos espaços públicos, como no Horto Florestal. Segundo Ítalo, as emendas têm base técnica, legal e participativa.

Obras em atraso

O vereador Fausto Peres (Podemos) protocolou um requerimento na Câmara Municipal solicitando explicações ao prefeito sobre o atraso nas obras de revitalização da praça Levy Bonogli, localizada no jardim Brasilândia, zona norte de Sorocaba. A cobrança foi motivada pelo descumprimento de um compromisso firmado em 2022. De acordo com o vereador, durante visita ao local em abril daquele ano, o prefeito prometeu que as obras teriam início em até 120 dias. No entanto, mais de quatro anos depois, nenhuma intervenção foi realizada. No documento, o parlamentar pede que o prefeito esclareça os motivos do atraso, informe se há uma previsão concreta para o início das obras e, caso não exista cronograma definido, apresente uma justificativa oficial.