IPVA 2025

Por Cruzeiro do Sul

.

Os proprietários de veículos que parcelaram o IPVA 2025 precisam se atentar à retomada do calendário de pagamentos. A quitação da quinta e última parcela terá início na próxima terça-feira, 13 de maio, conforme o final da placa do veículo. O não pagamento nas datas estabelecidas pode resultar em multa e juros.

Regularização fundiária

O vereador Toninho Corredor (Agir) solicitou à Prefeitura de Sorocaba a intensificação do processo de regularização fundiária do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, o Habiteto. O pedido foi feito por meio de requerimento aprovado na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (8). Segundo o parlamentar, o bairro foi fundado em 1998 e os moradores aguardam, desde então, a escritura definitiva de seus imóveis. No documento, ele questiona em que fase está o processo, quantos imóveis já foram regularizados e qual o cronograma para conclusão da regularização, incluindo as áreas comerciais. O vereador também pede um estudo técnico para possível novo parcelamento de solo e esclarecimentos sobre a situação dos moradores que não cumpriram os termos da concessão.

Segurança viária

O vereador Cláudio Sorocaba (PSD) solicitou, por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, que o Executivo adote providências para garantir a segurança viária na rua Maria Vitória, no Parque Manchester. O pedido foi feito com base em relatos de moradores da região, que apontam o alto índice de imprudência no trânsito e a velocidade excessiva dos motoristas como um risco para a segurança. “Os moradores nos procuraram pedindo uma lombada no local, pois a alta velocidade dos motoristas tem gerado preocupação e risco de acidentes”, destacou o vereador.

Hepatite A

O vereador Fernando Dini (PP) questionou o Executivo sobre o aumento de 855% nos casos de hepatite A em Sorocaba no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o ano ado. O pedido foi aprovado na Câmara Municipal nesta quinta-feira (8). O parlamentar destacou a preocupação com o crescimento dos casos e levantou a hipótese de que a qualidade da água possa estar envolvida. Ele solicitou que o diretor do Saae compareça à Câmara para esclarecer a situação. O vereador também requisitou detalhes sobre as áreas afetadas e o protocolo de investigação da Secretaria Municipal de Saúde, além de um cronograma de ações para resolver o problema.

Plantio de árvores

A Prefeitura de Itu, por meio do programa “Calçada Verde”, possibilita que os munícipes solicitem o plantio de árvores nas calçadas de suas residências. A iniciativa, parte do projeto “Itu Cidade Linda”, é realizada com a orientação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para garantir a segurança e adequação do plantio. Os interessados devem preencher um formulário disponível no site da Prefeitura (https://itu.sp.gov.br/meio-ambiente/plantio-de-arvores-na-calcada/) e aguardar a análise da Secretaria. O plantio segue o cronograma da operação Cata Treco, com datas disponíveis no portal municipal.