Mais uma morte
Idoso de 88 anos é a 14ª vítima da dengue em Sorocaba
Ele faleceu no dia 19 de abril; cidade tem quase 12 mil casos

Um idoso de 88 anos é a 14ª vítima da dengue em Sorocaba. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta quinta-feira (22). Em relação aos casos, a cidade tem quase 12 mil positivados.
Conforme a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, o óbito ocorreu no dia 19 de abril, em leito de saúde privada. O idoso não tinha comorbidades. De todos as mortes confirmadas, cinco delas foram em unidade pública, sete particular e dois em domicílio.
A pasta aguarda, ainda, o resultado de outras 15 mortes suspeitas por dengue. O laudo pode demorar até três meses. O tempo é variável, pois depende da demanda do Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise.
Quase 12 mil casos
Sorocaba tem até o momento 11.934 casos confirmados, sendo 11.882 autóctones (quando ocorre no mesmo município), 44 importados e oito indeterminados.
Se comparado com o primeiro boletim de março, emitido no dia 5, em 17 dias, 2.683 pessoas tiveram laudo positivo para a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O índice larvário é de 8,2, ou seja, a cada 100 residências, em oito delas foram encontradas larvas do vetor. O levantamento da Zoonoses é referente a janeiro. Na próxima semana uma nova pesquisa deve ser disponibilizada para a imprensa.
Independe do resultado da nova pesquisa, a população precisa manter os cuidados para evitar a proliferação do Aedes, que além da dengue, transmite febre amarela, zika e chikungunya. Para tanto, não deixar água parada e usar repelente são medidas consideradas eficazes.