Idosos
Conferência municipal discute a melhor idade

A 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa foi realizada, ontem (22), das 8h às 17h, no salão do Rotary Club de Sorocaba. Os participantes tiveram a oportunidade de propor sugestões nos diversos assuntos abordados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas consideradas da melhor idade.
Conforme o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Sorocaba, o objetivo da ação foi propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo, empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa.
O aumento da população idosa em nível mundial e as mudanças geradas na sociedade, diante desse crescimento, foi um dos tópicos abordados pela presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Sorocaba, Cláudia Rosa. “Uma vez que o cenário mudou, tem de mudar a nossa visão, tem de mudar as nossas políticas públicas, precisa mudar o acolhimento, inclusive no mercado de trabalho”, afirma.
Essa nova visão, tendo como foco a contratação de pessoas acima de 60 anos, está diretamente ligada à queda de número de jovens no Brasil. “Nós temos hoje mais pessoas idosas do que jovens e nós precisamos de força de trabalho e de mão de obra especializada. Então, precisamos ter consciência de que esses profissionais têm total condições de voltar a trabalhar.”
Ela completa: “Nós temos a demanda e muitas vezes não temos o público para colocar. É importante pensarmos na pessoa idosa como uma solução para várias situações que serão enfrentadas nos próximos anos em diversos setores”.
Após as palestras ministradas por profissionais da área, os participantes, em grupos, escolheram o tema que desejavam discutir. Dessas conversas saíram propostas que foram apresentadas e votadas, além de eleitos os delegados que representarão Sorocaba na Conferência Estadual. (Lavínia Carvalho - Programa de estágio)
TEMAS TRATADOS
1) Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais
2) Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o o ao cuidado integral da pessoa idosa
3) Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa
4) Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices
5) Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro
Galeria
Confira a galeria de fotos