Qualidade de vida
Seminário sobre saúde mental será realizado amanhã no Jardim Saira

Nos últimos anos, a saúde mental deixou de ser um tabu e ou a ocupar um lugar central nas discussões sobre qualidade de vida. A crescente pressão social, profissional e acadêmica, somada às mudanças aceleradas do mundo contemporâneo, tem exigido cada vez mais das pessoas.
Em meio a este cenário, falar sobre o emocional é necessário. Em razão disso, os Rotarys Clubs de Sorocaba realizarão, amanhã (24), o 2º Seminário de Saúde Mental e Emocional - Equilíbrio e Bem-Estar. O evento será das 7h30 às 12h30, no Centro de Referência em Educação (CRE) — rua Artur Caldini, 211, Jardim Saira. A entrada é solidária, sendo solicitada a doação de um litro de leite, em prol do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS).
A ideia de realizar o seminário surgiu após a pandemia de Covid-19, quando os presidentes dos Rotarys Clubes de Sorocaba notaram o aumento de casos de depressão, ansiedade e transtornos relacionados ao estresse. Assim, decidiram realizar a ação para ajudar a sociedade. O evento, que é direcionado a jovens e adultos, tem como objetivo contribuir de forma preventiva em desequilíbrios de ordem psicológica e promover o autoconhecimento.
A proposta é provocar uma reflexão sobre os desafios da vida moderna, como a hiperconectividade, a pressão profissional e a necessidade de equilíbrio entre as diferentes esferas da vida.
Cláudia Maria Krauss, presidente do Rotary Club Granja Olga; Moisés Orlando Rengifo Rosário, presidente do Rotary Clube Leste e Nelson Alves Lima, secretário do Rotary Clube Granja Olga, destacam que o conteúdo gerado durante o seminário não deve ser perdido, mas servir como base para discussões com o Poder Público.
Ainda conforme eles, a sociedade civil tem um papel fundamental na cobrança e na construção de espaços mais saudáveis, seguros e acolhedores para todos.
Novos temas
Após o sucesso da primeira edição, novos temas serão abordados no segundo seminário. Entre eles, “Escuta ativa e prevenção ao suicídio”; “Cuidando de quem cuida” e “Inteligência emocional”.
O evento contará ainda com roda de conversa com os palestrantes e apresentação de depoimentos. São palestrantes convidados: Paulo Heraldo Costa do Valle, vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia, e Evandra de Moura Rabelo, médica, especialista em controle de estresse pela Harvard University, bem como Celso Aparecido Pinto, diretor da Associação Sorocabana de Apoio à Vida (Assav), mantenedora do posto do CVV de Sorocaba.
A participação é aberta e gratuita para pessoas a partir dos 13 anos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo link https://abre.ai/seminariosaudemental. (L.C.)