Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

Motoristas precisam mudar o comportamento e cumprir as regras, diz secretário de mobilidade

Carlos Eduardo Paschoini refletiu sobre o Maio Amarelo, campanha que acontece anualmente no mês de maio

23 de Maio de 2025 às 14:38
Da Redação [email protected]
Levantamento aponta redução anual de acidentes fatais no trânsito. Pesquisa fez parte da campanha Maio Amarelo. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (25/2/2019)
Essa transformação reflete diretamente na diminuição dos acidentes de trânsito, bem como na fluidez viária (Crédito: Emidio Marques / Arquivo JCS (25/2/2019))

O Maio Amarelo, campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, está chegando ao fim. Ao longo do mês, a Secretaria de Mobilidade (Semob) de Sorocaba realizou diversas atividades educativas e de fiscalização nas ruas da cidade, com o objetivo de mudar o comportamento do condutor.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini, essa transformação reflete diretamente na diminuição dos acidentes de trânsito, bem como na fluidez viária. “Essas ações são importantíssimas para o motorista entender a necessidade de cumprir as regras, mudar seu comportamento, para a gente conseguir, lá na frente, reduzir os índices de fatalidades no trânsito”, destaca.

As atividades incluem teatros em escolas, palestras em empresas e ações nas ruas. Outras ações que aconteceram no mês de maio foram o “Pedestre Seguro – Blitz”, “Flash Mob – Maio Amarelo” e “Motociclista Seguro – Blitz”. O foco principal é proteger quem mais corre risco no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.

Iniciativas voltadas para o uso de celular no volante também foram feitas. Paschoini alerta que o uso do aparelho no volante é a causa da maioria dos acidentes na cidade. Desta forma, educar os condutores a respeito dos riscos também fez parte da programação do Maio Amarelo

“Um trânsito seguro é formado por três eixos: fiscalização, engenharia de trânsito e educação”, pontua o secretário de Mobilidade.

A campanha de conscientização sobre segurança no trânsito segue com ações pelas ruas de Sorocaba até o dia 30 de maio.

Smart Sampa

Entre os assuntos de mobilidade, o secretário Carlos Eduardo Paschoini também comentou sobre o Smart Sampa, o novo sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial e integração ao programa Muralha Paulista. A tecnologia foi lançada nesta quarta-feira (21), em Sorocaba.

Embora a iniciativa esteja ligada diretamente às questões de segurança pública, os equipamentos também estão conectados à Central de Operações Integradas (COI), da Secretaria de Mobilidade de Sorocaba. O novo sistema tem o objetivo de aumentar a segurança dos munícipes.

“As câmeras serão distribuídas em vários pontos da cidade com o público, para conseguirmos identificar pessoas e comparar com nosso banco de dados. Desta forma, podemos contribuir para as ações das forças de segurança da cidade na retirada de pessoas criminosas do município”, explica Paschoini.

A tecnologia do Smart Sampa ainda estará integrada à Muralha Eletrônica, para identificar as pessoas e veículos que entram e saem de Sorocaba. Essas ações também contribuem para a fiscalização.