Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Sorocaba aplica 71 mil doses da vacina contra a gripe em quatro dias

Número representa 30% da população vacinada até o momento

27 de Maio de 2025 às 10:20
Da Redação [email protected]
Para receber a vacina influenza, é necessário levar a carteira de vacinação, um documento com foto e o F
Para receber a vacina influenza, é necessário levar a carteira de vacinação, um documento com foto e o F (Crédito: Fábio Rogério )

Sorocaba disponibilizou a vacina contra a influenza para toda a população na última sexta-feira (27), nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. No entanto, até a manhã desta terça-feira (27), 71 mil doses haviam sido aplicadas. Esse número representa uma cobertura vacinal de 30% da população.

A cobertura, entretanto, ainda está abaixo do esperado. O objetivo da Secretaria da Saúde (SES) é imunizar 90% da população. Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, Daniela Rodrigues de Camargo, supervisora da Central de Vacinas, falou sobre a meta da campanha: “Nós temos vacinas suficientes para toda a população. Até o momento, vacinamos mais ou menos 71 mil pessoas, o que equivale a uma cobertura vacinal de 30%. Porém, a meta de cobertura da vacina é de 90%. Então, nós temos uma cobertura baixa.”

A supervisora também reforçou a importância de toda a comunidade se vacinar: “Nesse momento, é importante todos se imunizarem. Porém, o nosso foco é o público dos idosos, gestantes e as crianças de seis meses a menores de seis anos. Esse é o grupo mais suscetível às complicações, internações, pneumonias e até mesmo aos óbitos.”

Além disso, ela destacou que não há motivo para receio quanto a efeitos adversos: “É importante a conscientização da população, porque a vacina é inativada. Ela não causa nenhum efeito colateral.”

Para receber a dose, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto. As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis.

Proteção

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é capaz de prevenir entre 60% e 70% dos casos graves e mortes. O imunizante protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.

A aplicação pode ser realizada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.