Procon realiza atendimento especial às vítimas de descontos indevidos do INSS
Ação segue até sexta-feira (23) no Paço Municipal
Após uma série de denúncias de fraudes envolvendo descontos indevidos no benefício de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terem acendido um alerta em todo País, o Procon Sorocaba segue monitorando a situação. Ao longo desta semana, uma unidade do Procon Móvel está realizando atendimento especial às vítimas deste golpe no Paço Municipal, localizado no Alto da Boa Vista.
De acordo com a superintendente Cristiane Bonito, a ação é uma forma de ajudar os aposentados e pensionistas a abrirem uma reclamação contra a empresa responsável pelo desconto indevido. "O objetivo é orientar o que fazer diante da fraude", explica.
Para abrir a denúncia, é necessário ter em mãos o extrato do INSS. Caso o beneficiado não consigo emitir o documento bancário, os atendentes do Procon também podem auxiliar. Nesta situação, é possível imprimir o comprovante na unidade da Casa do Cidadão na Prefeitura, também situada no Paço Municipal.
As fraudes envolvendo descontos indevidos no benefício do INSS é antiga, contudo, neste ano, o número dobrou. Segundo Cristiane, enquanto o Procon registrou 52 denúncias entre janeiro e abril deste ano, em maio o índice duplicou, chegando a 120 atendimentos.
"Todo ano nós atendemos bastante esse tipo de demanda. Porém, acredito que agora, com o assunto ganhando uma visibilidade maior, as pessoas estão mais conscientes e atentas", pontua a superintendente.
O Procon Móvel segue com atendimentos voltados às vítimas destas fraudes até sexta-feira (23). O horário de atendimento é das 8h às 17h.