Casos de doenças respiratórias aumentam em Sorocaba
Vacina contra a gripe estará disponível hoje para toda a população
O avanço das doenças respiratórias tem lotado unidades de saúde em Sorocaba. Em 2025, a cidade já registrou 529 internações por síndromes gripais, segundo dados da Prefeitura. Embora o número de casos de pneumonia não possa ser informado oficialmente, por não se tratar de uma doença de notificação compulsória, profissionais de saúde relatam um aumento preocupante da gravidade dos quadros, inclusive entre jovens adultos e adolescentes.
A busca por atendimentos médicos tem aumentado, especialmente nos prontos atendimentos. Sorocaba conta atualmente com 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das quais oito funcionam como PAs no período noturno, entre 19h e 7h. Além disso, há quatro unidades de urgência e emergência (UPHs e UPA) e o PA Laranjeiras.
Gripe que não a pode ser pneumonia
A gripe comum costuma durar de cinco a sete dias, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo o médico Marcelo Henrique Silva, “nesse período do ano o clima fica mais seco e frio, ressecando nossas mucosas nasais e reduzindo nossa imunidade, favorecendo a infecção por esses vírus. Além disso, tendemos a ficar em ambientes mais fechados e com maior aglomeração, o que predispõe à propagação.”
Ele explica ainda que a gripe pode evoluir para quadros mais preocupantes: “A gripe persistente é quando os sintomas gripais duram mais de 10 dias ou retornam após uma breve melhora. O que costuma acontecer é uma febre prolongada ou que reaparece, tosse intensa e contínua, com ou sem secreção espessa, bem como fadiga e dores no corpo que não melhoram com repouso.”
Marcelo alerta que esses casos podem estar relacionados a infecções bacterianas secundárias, bronquite, asma reativa ou outras viroses e reforça: “Nesses casos é importante avaliação médica para descartar complicações, especialmente se houver febre persistente, falta de ar ou dor no peito.”
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização é a forma mais eficaz de prevenir complicações como a pneumonia, especialmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. A Secretaria da Saúde de Sorocaba recomenda repouso e hidratação em casos de sintomas gripais.
Vacinação aberta para toda a população
A partir de hoje, em Sorocaba, a vacina contra a gripe estará disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização é a forma mais eficaz de prevenir complicações como a pneumonia, especialmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. (João Frizo - programa de estágio)