Funcionários da UPH Zona Oeste começam a receber salário atrasado

A partir do próximo domigo (25), o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) será o novo gestor da unidade, segundo a Prefeitura de Sorocaba

Por Da Redação

.

Os mais de 200 funcionários da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste de Sorocaba começaram a receber, nesta sexta-feira (23), os salários que estavam atrasados. A informação foi confirmada ao Cruzeiro do Sul pelo Sindicato da Saúde (Sinsaúde) de Sorocaba e Região. Atualmente, a gestão da unidade está a cargo da Organização Social (OS) Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Iase), antiga Aceni. Já a partir do próximo domigo (25), o Banco de Olhos de Sorocaba será o novo gestor da UPH, segundo a Prefeitura de Sorocaba.

Os pagamentos dos funcionários da UPH Zona Oeste deveriam ter sido realizados no dia 7 de maio. Sem receber, no dia seguinte houve uma ameaça de paralisação. Equipes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba e do sindicato fizeram se reuniram naquele momento na unidade para tratar do assunto, e a interrupção dos serviços não ocorreu.

Dessa forma, o sindicato da categoria entrou com um pedido na Justiça para que o pagamento fosse feito em uma conta judicial. Segundo o vice-presidente Pablo Pistila, os valores foram depositados na conta do sindicato na manhã desta sexta-feira (23) e estão sendo transferidos para os funcionários. Os lançamentos são feitos manualmente, por isso, alguns pagamentos podem não cair na conta do colaborador ainda hoje. Pablo ressalta que, se necessário, o processo será realizado também neste sábado (24), por meio de uma força-tarefa do sindicato.

BOS assume gestão da UPH no domingo

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) assume, neste domingo (25), a gestão da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste. O convênio entre a Secretaria da Saúde e a entidade foi aprovado pelos vereadores em sessão extraordinária realizada em 29 de abril. O Projeto de Lei nº 343/2025 é de autoria do Executivo. Caberá, então, ao BOS a responsabilidade pela operacionalização, execução e gestão assistencial da unidade de saúde.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a medida tem como objetivo assegurar a continuidade dos atendimentos e promover melhorias na assistência prestada à população, sem qualquer interrupção nos serviços.

Em relação aos profissionais, a istração Pública informou que o BOS está conduzindo os processos de seleção, com a possibilidade de aproveitamento dos colaboradores que atuavam na UPH Oeste. “A experiência e o conhecimento desses profissionais sobre a rotina da unidade são considerados diferenciais importantes, que poderão ser levados em consideração durante o processo, sempre alinhado às necessidades operacionais e aos critérios técnicos da nova gestão”, destacou a Prefeitura.

O Cruzeiro do Sul questionou o BOS sobre a expectativa para a nova gestão e a possibilidade de itir os antigos funcionários, e aguarda retorno. (Vanessa Ferranti)