Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Técnico de enfermagem sofre injúria racial durante plantão na UPA Éden

Funcionário da saúde foi ofendido por paciente, enquanto realizava atendimento na madrugada

24 de Maio de 2025 às 08:30
Da Redação [email protected]
Ofensas racistas como
Ofensas racistas como "macaco" e "preto" voltam a marcar casos em unidades públicas (Crédito: Arquivo JCS)

Um funcionário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Éden foi alvo de injúria racial enquanto medicava uma paciente, na madrugada desta sexta-feira (23), em Sorocaba.


Segundo a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, responsável pela gestão da unidade, o técnico de enfermagem foi chamado de "negro", "preto" e "macaco" enquanto atendia uma munícipe de 59 anos. Ainda de acordo com a istração, a polícia foi acionada. O funcionário injuriado e mais duas testemunhas da equipe de enfermagem foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos.


Questionada, a Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba (SES), por meio de nota, manifestou repúdio ao caso: "manifestamos nosso absoluto repúdio a qualquer ato de racismo, injúria racial, discriminação ou intolerância, especialmente quando direcionados a profissionais que se dedicam diariamente ao cuidado, acolhimento e promoção da saúde da população." A secretaria afirmou ainda que a ocorrência foi registrada na Polícia Civil e está sendo investigada.


Este é o segundo caso de injúria racial ocorrido em unidades de pronto atendimento na cidade em 15 dias. Em 8 de maio, um funcionário — controlador de o da portaria da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da zona leste de Sorocaba — também foi vítima do mesmo crime.


Na ocasião, o trabalhador teria solicitado que um munícipe de 49 anos, que estava sentado no chão da unidade, se acomodasse em uma cadeira. Nesse momento, o agressor teria chamado o profissional de "preto" e "macaco".


Os envolvidos foram encaminhados ao Plantão da Polícia Civil para prestar depoimento.