O sapo não lava o pé: mito ou verdade?
Você já cantou a música “O sapo não lava o pé”? Ela é superdivertida, mas será que tudo o que ela diz sobre os sapos faz sentido na ciência? Vamos descobrir!
Carlos Jared, pesquisador científico e biólogo do Instituto Butantan, explica que sapos, rãs e pererecas não são a mesma coisa! Os sapos, que têm pele seca, preferem viver em locais mais secos e na terra. Já as rãs vivem mais perto da água e têm a pele bem úmida. E as pererecas? Elas adoram as árvores e têm discos nos dedos para escalar!
Quanto à música, o sapo não tem chulé. Na verdade, ele não toma banho como a gente, mas precisa de água para sobreviver. Ele a absorve pela pele da barriga! Alguns sapos até exalam um cheiro ruim, mas isso não é chulé, é um cheiro de defesa para afastar predadores, como cobras.
E embora os sapos em parte da vida na água como girinos, quando crescem, eles preferem viver em terra, só retornando à água para se reproduzirem.
Então, a próxima vez que ouvir essa música, lembre-se: ela é divertida, mas a ciência tem algumas histórias diferentes sobre esses animais! (Da Redação, com informações da Agência SP)